domingo, 22 de julho de 2012

COBDIRC - #tamoakipraquê?

0 comentários



A Conferência Bi-Distrital de Rotaract Club (COBDIRC) 4670 e 4680 já representa o que o Rotaract tem a oferecer para quem vive este movimento.

Realizado nos dias 14 e 15 de julho, na Capital Nacional do Chimarrão, Venâncio Aires-RS, o evento #tamoakipraquê? Foram além dos Distritos que anualmente se revezam na realização deste grande evento – sendo o último realizado em Novo Hamburgo – Também contamos com presença de nossos amigos e companheiros do RJ, SP e distrito vizinho, 4780, o até então intitulado Distrito Fantasma.

A força do Rotaract é renovada a cada encontro realizado nas cidades de nossos Distritos. O anfitrião desta vez foi o Rotaract Venâncio Aires, clube que existe há mais de 23 anos sem fechar as portas, apresentou o projeto e, com grande empenho, vontade e coragem, realizou a COBDIRC 2012 com o tema #tamoakipraquê?

Durante dois dias, este tema foi amplamente discutido e inserido no cronograma do evento. Tendo a logo do evento seis setas, a proposta não poderia ser diferente. Seis grandes grupos, distribuídos aleatoriamente, foram formados na abertura do evento. Cada um com o propósito de escolher apenas uma palavra que respondesse ao tema proposto.

Logo após a pausa para recarregar as energias (almoço), o pessoal teve a oportunidade de conhecer (e até mesmo participar) da palestra ministrada pelo Ex-RDR, Giovane Wickert, vice-prefeito da cidade, que explanou sobre a importância do líder em encarar e vencer desafios.

Jovens líderes também tiveram a oportunidade, durante a conferência, de demonstrar suas performances em oratória. Isso acontece graças ao Concurso de Oratória. Através de uma banca de jurados, o vencedor de cada distrito tem o direito de participar do evento Nacional de Rotaract (CONARC). Os agraciados deste ano foram: Tiago Patias, RCT Pelotas Oeste pelo Distrito 4680; e Gustavo Trott, RCT Campo Bom, pelo distrito 4670. O Blog parabeniza os dois e deseja sucesso no concurso Nacional. Parabenizamos, também, a todos que participaram. Incentivamos e pedimos que essa prática deva ser trabalhada em todos os Rotaracts. Onde os Clubs participantes deveriam indicar ao menos um de seu Quadro Associativo para representá-los.

Um dos pontos fortes da Conferência é a Transição dos Presidentes e Representantes Distritais de ambos os Distritos. Realizado na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, a solenidade trouxe, além das formalidades habituais da transferência de cargos, a grata surpresa organizada pelos rotaractianos do distrito vizinho (4670) ao nosso amigo e exemplo de Rotaractiano, Ivan Terra. Uma pessoa que é um verdadeiro líder e transparente. Afinal, quem não conhece o selo Ivan Terra? Bom. Lamento informar aos desavisados que agora este termo tem duas conotações. 



Através da iniciativa dos rotaractianos do D. 4670, foi criado o Prêmio Ivan Terra – Rotaractiano de Sucesso, que será concedido àquele rotaractiano destaque do Distrito 4670.

Encerrado a cerimônia e sem mais compromissos oficiais no evento, no primeiro dia, os rotaractianos já tinham conhecimento que teríamos a tradicional festa. Mas, antes, o Esquenta
no Quarto.

Baseado nesta proposta, o pessoal do Rotaract Bom Fim fez até cartaz, levando ao local a sua MMTBF (Maravilhosa Máquina de Trago do Bom Fim) – uma bombona de 20L com bebida feita por eles. A turma esperava a todos no quarto 228, com camas amontoadas, lugar para dançar e um som pronto para rodar o que há de melhor no momento. Tudo para fazer a galera curtir e realmente se aquecer para a festa.

Aquecimento feito, hora de curtir a festa que a comissão organizadora preparou. Dentre a diversão habitual, destacamos o momento em que o ganhador do Prêmio Mais Animado do evento mostrou a que veio. Johann “Lost”, o Gringo do Bom Fim, mostrou a todos a sua dança nada convencional.

No domingo pela manhã ocorreu a “tortura” para alguns agraciados que exercem cargos de liderança dentro de seus Clubs. A REPRESE (Reunião de Presidentes e Secretários) marcou o primeiro encontro oficial do RDR Éverton Pacheco, de Taquari, com seus comandados para definir a conduta deste ano em sua gestão e objetivos a serem atingidos para melhorar o Distrito.

Perto do almoço, foi apresentado um projeto de cada Club. O objetivo era compartilhar o que os Clubs fazem em suas comunidades e como estão trabalhando para fortalecer o movimento.

A mesa oficial foi formada pela última vez nesta COBDIRC, onde o tom da vez era de dever cumprido pelos Organizadores e de congratulações aos visitantes.

Só um pouco! Não esqueceram de nada?

Foram apresentadas as Seis palavras daquela proposta inicial do evento (#tamoakipraquê?). Pois bem, um representante de cada grupo defendeu e escreveu nas setas a resposta:

Eis as mencionadas e defendidas: Bolo, Doação, Diferença, Escolha, Soma e Sucesso.

Parabéns a todos que fizeram a COBDIRC acontecer.

Continuamos em Companheirismo.

Encerro com o lema de nosso RDR, Éverton: “Tu és a Soma para um Distrito mais Forte!”

César Braga

Leave a Reply

 
Rotaract Distrito 4680 © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

You can add link or short description here